top of page

INSS antecipará o 13º salário em 2021

  • Foto do escritor: Avanti Soluções Financeiras
    Avanti Soluções Financeiras
  • 11 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de fev. de 2021

Saiba quem poderá receber o benefício de forma antecipada neste ano.

O decreto nº 10.410, publicado no Diário Oficial da União de 1º de julho de 2020, determinava a antecipação do pagamento do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2021, a medida continuará valendo, e portanto, os beneficiários poderão receber o pagamento novamente de forma antecipada.


A antecipação do 13º salário do INSS no ano passado foi uma das iniciativas do Governo Federal para aquecer a economia após o forte impacto da pandemia de Covid-19. Neste ano, a primeira parcela do pagamento, que corresponde a 50% do benefício, deve ser paga em agosto, enquanto a segunda será liberada no mês de novembro.


Poderão receber antecipadamente o 13º salário do INSS os segurados que recebem os seguintes benefícios:


- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Salário-maternidade
- Auxílio-doença
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão

Com o fim do auxílio emergencial, o governo elaborou um plano de contingência para o caso de uma nova onda da pandemia no Brasil. Uma das medidas previstas é a própria antecipação do 13º salário para os beneficiários do INSS.


Outra alternativa seria a liberação do abono salarial no fim do ano para os segurados que recebem benefícios no valor de até dois salários mínimos. Desta forma, o pagamento corresponderia a um 14º salário para aposentados e pensionistas.


Antecipação do benefício foi autorizada em 2020


No ano passado, uma das medidas de enfrentamento da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus foi a antecipação do 13º salário do INSS. Desta forma, o Governo Federal autorizou o pagamento das parcelas entre o final do mês de abril e início de junho.

Conforme o calendário definido pelo INSS, o 13º salário, que é pago em duas parcelas, deve ser depositado no final de cada ano. No entanto, em geral a primeira parcela é antecipada para agosto.


Ainda para apoiar a população afetada pela pandemia e movimentar a economia no país, um projeto tramitava no Senado com o objetivo de criar o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS.


Desta forma, a medida iria beneficiar os segurados que já haviam sacado o 13º antecipadamente, mas continuavam com a renda comprometida devido aos efeitos da pandemia. Entretanto, a proposta não foi aprovada a tempo e o abono emergencial não saiu em 2020.

Comments


CONTATO


Preencha os campos abaixo que nossos consultores levarão até você a nossa melhor proposta
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

A Avanti Soluções Financeiras não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. Somos uma empresa que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Toda avaliação de crédito será realizada conforme a política de crédito da Instituição Financeira disponível. Antes da contratação de qualquer serviço, você receberá todas as condições e informações relativas ao produto a ser contratado.

As taxas de juros, a margem consignável e prazo de pagamento praticados nos empréstimos com consignação em pagamento dos Governos Federais, Estaduais, Forças armadas e INSS observam as determinações de cada convênio, bem como a política de crédito da instituição financeira a ser utilizada.

Avanti Soluções Financeiras

CNPJ 34.479.690/0001-25

Praça Emílio Pedutti, nº40, Centro, Botucatu/SP 

18600-410 | contato@avantisf.com.br 

14 3881 7710  | 14 99799 3461 

Copyright © 2023 by Avanti Soluções Financeiras - Todos os direitos reservados

bottom of page