top of page

Saiba tudo sobre o novo cartão consignado de benefício

  • Foto do escritor: Avanti Soluções Financeiras
    Avanti Soluções Financeiras
  • 9 de ago. de 2022
  • 5 min de leitura

Destinado a aposentados e pensionistas, o cartão consignado de benefício foi aprovado pelo Congresso com margem exclusiva. Entenda tudo.


A Medida Provisória 1.106/2022, que elevou a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas da Previdência Social, também trouxe uma novidade: o cartão consignado de benefício.


O produto disponível aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser usado juntamente com as operações de empréstimo e o cartão de crédito consignado.


A MP já foi aprovada pelo Congresso Nacional, que destinou 5% de margem exclusiva do valor da aposentadoria ou pensão para despesas com este produto bancário. Na conversão da MP em lei, o governo federal sancionou a mudança.


Por isso, aposentados e pensionistas do INSS, incluindo titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada), poderão contratar o cartão consignado de benefício com margem de 5% do valor líquido do benefício previdenciário.


Saiba tudo sobre o cartão consignado de benefício: quais as regras, quem pode contratar e as principais dúvidas acerca da novidade.


O que é o cartão consignado de benefício?


A MP nº 1.106/22, que ampliou a margem de crédito consignado aos segurados do do INSS, bem como autorizou o consignado aos titulares de BPC (Benefício de Prestação Continuada) e do Auxílio Brasil, instituiu o cartão consignado de benefício na Lei nº 10.820/2003, que é a lei do consignado. Veja a previsão da Medida Provisória:


“Os descontos e as retenções mencionados no caput não poderão ultrapassar o limite de quarenta por cento do valor dos benefícios.


§ 5º- A Até cinco por cento do limite de que trata o § 5º poderá ser destinado à:


I – amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou cartão consignado de benefício; ou


II – utilização com a finalidade de saque por meio de cartão de crédito ou cartão consignado de benefício.”


Na sequência, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) editou a Resolução CNPS nº 1.348/2022, para confirmar a Instrução Normativa do INSS que tratou das mudanças no crédito consignado para aposentados e pensionistas, decorrentes da MP.


O CNPS recomendou ao órgão da Previdência Social a regulamentação do uso do cartão consignado de benefício, observadas algumas diretrizes.


A primeira diz respeito à finalidade do cartão consignado de benefício: uma forma de operação para contratação e financiamento de bens, de despesas decorrentes de serviços e saques, e concessão de outros benefícios vinculados ao respectivo cartão.


Onde encontrar o cartão consignado de benefício?


Conforme o CNPS, poderão operar o cartão consignado de benefício as instituições financeiras e entidades fechadas de previdência complementar que cumpram o objeto principal de administração de planos de benefícios de natureza previdenciária e atuem acessoriamente com operações de empréstimo consignado, na forma verificada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar.


Uma das obrigações da instituição que ofertar o cartão consignado de benefício é celebrar Acordo de Cooperação Técnica com o INSS e contrato com a Dataprev.


Quem pode contratar o novo cartão consignado?


Será possível constituir Reserva de Margem Consignável, para utilização de cartão consignado de benefício, os titulares dos benefícios previdenciários de aposentadoria, pensão por morte e dos benefícios de prestação continuada, operacionalizados pelo INSS.


Ressalta-se da norma do CNPS que as instituições financeiras que ofertarem o novo cartão não poderão impor limite de idade para os aposentados e pensionistas do INSS obterem o novo produto.


Principais regras da contratação do cartão consignado de benefício


Conforme o CNPS, as instituições financeiras deverão, obrigatoriamente, realizar na contratação do cartão consignado de benefício a oferta mínima de:


  • auxílio funeral e seguro de vida, sem limite de idade, no valor de, no mínimo, R$ 2 mil cada, atualizado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, independente da causa mortis; e

  • descontos em redes de farmácias conveniadas.


Além disso, deve ser utilizado, em todos os casos, Termo de Consentimento Esclarecido, nos moldes estabelecidos pelo INSS.


Caberá aos bancos, ainda, o envio, no ato da contratação, de material informativo para melhor compreensão do produto; a entrega do cartão em meio físico para o beneficiário e das apólices de seguro de vida e do auxílio funeral; e o envio da fatura em meio físico ou eletrônico, respeitada a opção do beneficiário, com informações essenciais mínimas em destaque.


Outra previsão é a de os bancos determinarem a limitação do prazo previsto para liquidação do saldo conforme praticado no empréstimo consignado. Atualmente, aposentados e pensionistas têm até 84 meses para liquidar operações de consignado.


O CNPS também recomendou, quanto à regulamentação do cartão consignado de benefício, que seja obrigatória a amortização mensal constante e de mesmo valor, na ausência de novas compras ou saques; e que a contratação somente poderá ser efetivada na Unidade da Federação em que o beneficiário tem seu benefício mantido.


Margem do cartão consignado de benefício


A MP 1.106/2022, do governo federal, estabeleceu o limite de 40% do valor dos benefícios previdenciários para as operações com desconto automático em folha de pagamento, sendo que até 5% deste valor poderia ser destinado para operações por meio de cartão de crédito ou cartão consignado de benefício.


E o CNPS recomendou ao INSS que o segurado poderia optar por utilizar os 5% de RMC no cartão consignado de benefício ou no cartão de crédito consignado, sendo que:


  • o limite disponível para saque é de até 70% do limite do cartão, vedada a formalização do contrato por telefone;

  • o desconto não poderá exceder o limite de 5% do valor da renda mensal do benefício.

Contudo, durante a tramitação da Medida no Congresso (Câmara dos Deputados e Senado Federal), foram feitas alterações no texto governamental. Os parlamentares instituíram, no projeto de lei de conversão da MP, o limite de 45% do valor das aposentadorias e pensões para descontos automáticos via crédito consignado.


Deste limite de 45% do valor dos benefícios, 35% são destinados exclusivamente a empréstimos consignados; 5% destinados exclusivamente ao cartão de crédito consignado; e 5% destinados exclusivamente à amortização de despesas contraídas por meio de cartão consignado de benefício ou à utilização com a finalidade de saque por meio deste produto.


Em 04 de agosto de 2022 foi sancionada a Lei 14.431/2022. Por meio da nova Lei, foi instituída a margem exclusiva de 5% para cartão consignado de benefício.


Dúvidas frequentes sobre o cartão consignado de benefício


1. O novo cartão de benefício INSS foi aprovado?

Sim. A Lei 14.431/2022 criou formalmente na legislação o cartão consignado de benefício, disponível para aposentados e pensionistas da Previdência Social.



2. Qual a margem consignável do novo cartão para aposentados?

Conforme a regra em vigor, a margem exclusiva para este produto é de 5% do valor líquido do benefício previdenciário.



3. Vou ter desconto no benefício previdenciário com o cartão consignado de benefício?

Qualquer desconto só irá ocorrer se o aposentado ou pensionista contratar o novo produto.



4. Os bancos já estão ofertando o novo cartão de benefício INSS?

O produto está em fase de testes pelas instituições financeiras. A expectativa é de que a oferta aumente agora que está consolidada a novidade na forma de Lei. No entanto, os bancos não são obrigados a terem o cartão consignado de benefício no portfólio – por decisões relacionadas à própria política de crédito da instituição, pode ser que nem todos ofereçam o produto.




Comments


CONTATO


Preencha os campos abaixo que nossos consultores levarão até você a nossa melhor proposta
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

A Avanti Soluções Financeiras não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. Somos uma empresa que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Toda avaliação de crédito será realizada conforme a política de crédito da Instituição Financeira disponível. Antes da contratação de qualquer serviço, você receberá todas as condições e informações relativas ao produto a ser contratado.

As taxas de juros, a margem consignável e prazo de pagamento praticados nos empréstimos com consignação em pagamento dos Governos Federais, Estaduais, Forças armadas e INSS observam as determinações de cada convênio, bem como a política de crédito da instituição financeira a ser utilizada.

Avanti Soluções Financeiras

CNPJ 34.479.690/0001-25

Praça Emílio Pedutti, nº40, Centro, Botucatu/SP 

18600-410 | contato@avantisf.com.br 

14 3881 7710  | 14 99799 3461 

Copyright © 2023 by Avanti Soluções Financeiras - Todos os direitos reservados

bottom of page